A creatina é um composto de nitrogênio orgânico não proteico que é sintetizado no fígado, pâncreas e rins a partir de três aminoácidos (arginina, glicina e metionina) e está presente em todo o tecido muscular, onde pode se combinar com um grupo fosfato para formar fosfo- creatina ou se decompõe em creatinina que é excretada na urina.
O sistema ATP (trifosfato de adenosina) / Fosfocreatina é utilizado pelo organismo para fornecer a energia química que facilita a contração muscular, necessária para o máximo desempenho do atleta na realização de exercícios de alta intensidade e curta duração.
As reservas de ATP nas células musculares são muito fracas, garantindo apenas alguns segundos de capacidade máxima de trabalho.
Estas reservas limitadas justificam uma suplementação da dieta com Creatina, uma vez que está cientificamente comprovado que desta forma o teor de creatina do músculo é aumentado, e esta concentração mais elevada de fosfo-creatina (até 10 vezes mais que ATP), permite que o atleta mantém e restaura seus níveis de energia rapidamente.
Esse tipo de exercício anaeróbio, por sua vez, produz ácido lático que causa acidificação muscular que pode interferir no fornecimento de energia, causando sensação de fadiga; a presença de fosfo-creatina aumentaria a capacidade tampão reduzindo a fadiga muscular, aumentando o desempenho e acelerando a recuperação.
A longo prazo, parece comprovado que a ingestão de creatina facilita o aumento da massa muscular produzida pelo treinamento, seja por estimular a síntese protéica muscular, seja por permitir a realização de exercícios de maior qualidade. Todas essas funções são positivas para a competição esportiva.
COMO USÁ-LO:
Ciclo de carregamento (adequado para atletas que se preparam para uma competição específica): 20 a 25 g / dia dividido em 4-5 doses de 5 g por 4-5 dias, de preferência com suco de frutas. O início da suplementação com CREATINA deve ser feito de 3 a 6 dias antes da competição.
Ciclo de manutenção (adequado para atletas que desejam manter uma concentração muscular estável de creatina e melhorar seu desempenho ao longo da temporada): primeiro é realizado um ciclo de carga e, uma vez concluído, tome 2-3 g por dia no final do treinamento, por 8 -10 semanas. O ciclo se repetirá, se desejado, após um período de descanso.