A vitamina B6 pertence a uma família de três compostos solúveis em água intimamente relacionados: piridoxina, piridoxal e piridoxamina.
A conversão da vitamina B6 no composto ativo piridoxal-5-fosfato ocorre naturalmente no corpo e, embora os suplementos que contêm P-5-P sejam considerados ligeiramente melhor absorvidos do que a piridoxina, essa diferença mínima não é razão suficiente para usar essa forma muito mais cara do nutriente.
A vitamina B6 provavelmente está envolvida em mais processos corporais do que qualquer outra vitamina do complexo B, mas, apesar disso, 25% das dietas femininas fornecem valores abaixo do RNI para essa vitamina (sendo o RNI de apenas 1,2 mg).
Hoje em dia é bem reconhecido que deficiências de vitamina B6 podem aumentar os níveis sanguíneos de homocisteína, um fator ligado ao desenvolvimento de distúrbios cardiovasculares.
Este suplemento é fabricado no Reino Unido sob rigorosos padrões de fabricação farmacêutica GMP, e cada comprimido fornece um total de 50 mg de vitamina B6.
A vitamina B6 é conhecida por contribuir para a função psicológica normal, o funcionamento normal dos sistemas imunológico e nervoso, a redução da fadiga e do cansaço e o metabolismo normal da homocisteína, proteínas e glicogênio.
A vitamina B6 também é bem conhecida por seu papel na regulação da atividade hormonal e na formação de glóbulos vermelhos.