A incorporação do ágar-ágar na dieta nos fornece a ingestão diária recomendada de fibras, que é de 30 gramas. Agar-agar não contém açúcar nem gordura e sua ingestão calórica é zero. Como não contém açúcar nem glúten, é indicado para pessoas com diabetes e doença celíaca.
Evita o aumento de gordura, pois não fornece calorias ao organismo e tem alto poder saciante; prisão de ventre, porque regula o trânsito intestinal e regenera, ao mesmo tempo que amolece, as paredes intestinais; colesterol e diabetes, pois diminui a absorção de colesterol, gorduras e açúcares no organismo.
Depois de cozido, o Agar-Agar forma um gel de textura macia que não apresenta problemas de mastigação ou deglutição. Por esse motivo, é ideal para idosos. Da mesma forma, devido à sua capacidade de captar e manter o líquido ingerido nas dietas, evita a desidratação.
Modo de uso:
- Para preparar uma gelatina, o pó é diluído em um líquido frio e fervido por 5 min. A quantidade de pó vai depender da textura que você deseja.
- Para uma geleia de frutas, pode-se usar suco de maçã e, depois de ferver por 5 minutos, despejar em uma forma com frutas frescas picadas. É servido frio.
- Também pode ser utilizado como espessante em molhos e cremes, diluindo-o previamente a frio para evitar grumos.