Fucus é uma alga marrom de costões rochosos, da família das fucáceas, que deve seu nome à presença de vesículas gasosas em sua morfologia. A parte ativa da alga são os caules perenes, que contêm polissacarídeos mucilaginosos e sais minerais. É uma espécie remineralizante, sendo o mineral mais importante, e que dá significado medicinal à alga marinha, o iodo.
Propriedades
Tradicionalmente, o fucus tem sido utilizado como ativador metabólico graças à presença de iodo (promovendo a perda de peso por aumentar a queima de calorias). Um efeito saciante também foi demonstrado devido à inibição da α-amilase e α-glicosidase. Da mesma forma, vários estudos sugerem seu uso paliativo dos sintomas do envelhecimento da pele, evitando a redução da espessura da derme e aumentando sua elasticidade.
Principais indicações
Excesso de peso.
saciante.
Antienvelhecimento cutâneo.
Modo de emprego
Tomar 1-2 cápsulas ao dia.
Precauções
Devido à presença de iodo, seu uso não é recomendado em caso de problemas de tireóide (pode alterar os níveis de TSH), distúrbios menstruais (por ter um certo efeito estrogênico) ou tratamentos com lítio (em distúrbios bipolares).
Gravidez, lactação e menores de 18 anos: Recomenda-se não administrar.