A farinha de banana verde ainda não é comumente usada na Europa. Mas em lugares onde as bananeiras são nativas, como Jamaica, Caribe e África, a farinha de banana é frequentemente usada no lugar de outras farinhas. Sai da banana verde quando ainda não está madura, sua polpa é desidratada para servir de farinha de panificação e é um substituto fantástico para quem come produtos sem glúten.
Enquanto a farinha de banana crua tem um leve sabor de banana, a farinha de banana cozida tem um sabor bastante neutro e suave, o que significa que você pode usá-la tanto para pratos doces quanto salgados.
Ele contém amido resistente. O amido resistente é um tipo de fibra e uma fantástica fonte de prebióticos. Embora os probióticos preencham nosso intestino com uma variedade de bactérias boas, são os prebióticos que fornecem o combustível certo para manter as bactérias boas felizes e manter uma flora intestinal saudável. Os prebióticos são encontrados em muitos alimentos fibrosos, como frutas e vegetais, mas são especialmente benéficos na forma de amido resistente encontrado em alimentos como batata branca e banana (especialmente banana verde).