Este cogumelo oriental nutre as defesas e protege o coração. É um lindo cogumelo saprofítico que cresce em matéria em decomposição, especialmente madeira de carvalho, mas também eucalipto, faia e azinheira, e prospera em áreas montanhosas quentes e úmidas.
Os principais nutrientes do shiitake são certos tipos de carboidratos. Eles contêm o maior teor de fibras de todos os cogumelos cultivados. Uma parte significativa dessa fibra é composta de quitina, que ajuda a ligar e eliminar gorduras e colesterol no intestino, e beta-glucanas, como lentinana e LC11, que estão sendo estudadas por seus múltiplos benefícios. Os frutooligossacarídeos, raros na dieta, também têm efeito prebiótico. Suas proteínas, embora moderadas, são bastante equilibradas em aminoácidos essenciais. As gorduras são mínimas, quase inexistentes, o que o torna muito leve. Essas também são gorduras de boa qualidade.
Entre as vitaminas presentes nos shitake frescos, as do complexo B aparecem quase que exclusivamente, especialmente B2, B3, B5, B6 e B9. E entre os minerais, destaca-se o aporte de cobre, que fortalece o sistema imunológico e combate processos inflamatórios, e o selênio, que tem ação antioxidante. Manganês e zinco também representam boas contribuições e, em menor grau, ferro, magnésio, fósforo e potássio.
Instruções de uso:
Tome de 2 a 6 cápsulas diariamente antes do café da manhã, almoço e jantar.