Brassica campestris L. ou colza é uma planta anual que cresce até 60-140 cm. Muito típico da área europeia. O óleo vegetal é obtido pela prensagem a frio de suas sementes e posterior filtração.
O óleo vegetal tem uma cor amarelo-claro e um leve odor sulfuroso. Seu grau de absorção dérmica é médio.
Embora já tenha sido rico em ácido eurícico, hoje temos diferentes tipos com baixos níveis desse ácido graxo que são utilizados na indústria alimentícia.
Contém vitaminas lipossolúveis essenciais, minerais e um alto teor de ácido alfa-linolênico.
Como pode ser observado no perfil lipídico, há uma proporção entre os ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9, o que o torna muito interessante como contribuição nutricional desses ácidos graxos essenciais.
Usos e aplicações:
Uso cosmético:O óleo de colza é amplamente utilizado em cosméticos devido ao seu perfil lipídico especial, o que o torna altamente valorizado para fins cosméticos, massagens e nutrição dérmica. Recomendado para pele de bebês e adultos.
São desenvolvidas sinergias de massagem, séruns nutritivos de óleos faciais e corporais e uso na preparação de macerações para fins terapêuticos.
Uso oral:
O óleo de colza é amplamente utilizado na culinária. Ideal para saladas, cozimento no vapor, frituras ou preparação de maionese.
Devido à sua composição de ácidos graxos essenciais, vitaminas e outros componentes nutricionais, são atribuídos benefícios ao sistema cardiovascular.