O óleo de prímula é obtido pela prensagem a frio das sementes de Oenothera biennis. Também conhecida como Prímula, é uma planta muito popular no tratamento de distúrbios femininos.
Ela também pode ser facilmente encontrada como planta ornamental em jardins públicos e privados por suas belas flores que só abrem à noite.
Propriedades características:
Textura : Líquido verde espesso. Cor : Amarelo intenso a esverdeado. Cheiro : Doce, lembrando nozes.
Podemos observar como o ácido linoleico se destaca e dentro deste grupo se destaca o ácido gama-linolênico (GLA).
Esses ácidos graxos essenciais são a razão pela qual o GLA é usado como suplemento alimentar e na naturopatia, pois demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias e benefícios para a função cerebral.
Também lhe são atribuídas propriedades reguladoras hormonais e anti-hipertensivas, embora não haja estudos definitivos sobre essas atividades.
Uso oral: Suplemento nutricional e fonte de GLA, principalmente para melhorar a aparência da pele, a função menstrual e melhorar a concentração e a memória, além de ajudar a diminuir a pressão arterial e a inflamação interna.
Uso externo: Especialmente indicado para peles secas, muito secas e maduras. Também é usado em preparações faciais e corporais por suas propriedades antirrugas, antioxidantes, hidratantes e reestruturantes. Também lhe são atribuídas propriedades dermatológicas de regulação imunológica.