O hidrolato é a água obtida da destilação por corrente de vapor dos ramos do Cistus ladaniferus. Contém as propriedades do extrato aquoso do Jara e uma concentração suave de moléculas aromáticas. A família botânica é Cistaceae.
A Jara é um arbusto de até 2,5 m de altura, suas folhas, alongadas e estreitas, são lanceoladas e de cor verde-acinzentada e são abundantemente impregnadas por uma substância pegajosa, o ládano, um óleo fortemente aromático que lhes confere um aspecto brilhante. adere às mãos. Suas flores são muito grandes e com cinco pétalas brancas. O fruto é uma cápsula globosa com dez células em seu interior.
O óleo de ládano é obtido da resina gomosa de várias estevas, era usado na farmacopeia clássica para aliviar a tosse e não deve ser confundido com láudano, que é uma tintura alcoólica de ópio.
La Jara aparece de forma autóctone e abundante na Espanha.
Propriedades características: Os hidrolatos contêm todas as substâncias hidrossolúveis da parte destilada e também contêm os oligoelementos que aparecem na planta de origem.
Moléculas de óleos essenciais também aparecem em proporção bem pequena, com destaque para Alphapinene, Viridiflorol e Camphene.
O pH: 3,5 a 5,5. A fragrância é herbal.
As principais propriedades: Bactericida, antiviral, adstringente, cicatrizante, anti-hemorrágica, neurotônica, harmonizadora do sistema nervoso.