Uma dieta pobre ou viver em áreas onde a poluição é alta, gera um excesso de toxinas e radicais livres em nosso corpo que podem danificar nossas células, órgãos e causar envelhecimento precoce.
Os antioxidantes são substâncias naturais que podem prevenir ou retardar alguns tipos de danos celulares, principalmente os relacionados ao envelhecimento celular.
Alimentos antienvelhecimento são ricos em antioxidantes e nos ajudam a retardar o processo de envelhecimento celular.
Por sua vez, os componentes que compõem um alimento ou suplemento atuam como antienvelhecimento e também combatem a inflamação.
De acordo com as pesquisas mais recentes, o envelhecimento e nossa dieta rica em gorduras saturadas é um precursor da inflamação, portanto, uma dieta equilibrada e variada é a melhor maneira de combater a inflamação.
A má nutrição é pró-inflamatória, entre outras razões, porque certos alimentos aumentam rapidamente os açúcares no sangue com a consequente liberação de insulina.
Quando falamos do conceito de antienvelhecimento nos referimos àqueles alimentos, suplementos e até certas técnicas que reduzem, previnem e revertem o processo de envelhecimento.
Atualmente, a definição de antienvelhecimento está associada a termos como beleza, juventude e saúde.
Causas do envelhecimento:
Oxidação celularPoluição ambientalSubstâncias geradas pelo próprio metabolismo do organismoRadicais livresAlimentos antioxidantes ajudam a prevenir danos causados por inflamações e também combatem o excesso de radicais tóxicos e livres, auxiliando no combate à oxidação celular e na neutralização de substâncias nocivas.